O voluntariado é um veículo transformador para a sociedade. O nosso trabalho é melhorar as condições de vida da população de Dulombi, destacando as crianças e os seus tutores, para que tenham mais oportunidades de uma educação forte e um apoio para condições sanitárias dignas. Nesse sentido, precisamos de meios materiais, mas também humanos.
O voluntariado é uma experiência que poderá marcar a sua vida para sempre.
Em 2010 mudei a minha vida sem pedir. A viagem que fiz de carro foi, ao mesmo tempo, a pior e a melhor da minha vida. Todos aqueles obstáculos transformaram uma roadtrip em África numa experiência sensorial que até hoje não sei medir. Nunca escolhi Dulombi para fazer voluntariado, já estava escolhido sem saber.
Não me considero um super voluntário ou um seguidor da tradicional forma de fazer este trabalho de ajuda humanitária. Acima de tudo, sou um viajante com vontade de saber mais deste mundo tão desigual, transformando-me na ponte que levou tantos e tantos voluntários a conhecer este cantinho mágico, perdido no mato da Guiné-Bissau. Ficou o legado deixado pelo meu pai, que tanto gostava da terra onde também não pediu para ir.
Sem obrigação de o fazer, assumo a vontade de continuar a tentar encantar gente do lado de cá do mundo, para fazer mais e melhor por uma terra que tão bem sabe cuidar dos novos filhos de Dulombi.
Dulombi somos todos nós.
Djarama Bui (Muito Obrigado).
Gil
Quem nunca teve como objetivo a ajuda humanitária a povos desfavorecidos? Se já pensou nisso, então, Dulombi e a Guiné-Bissau serão o ponto de partida ideal para uma experiência total. Ao contactar a Missão Dulombi, receberá todas as informações necessárias para se tornar voluntário de uma das mais carismáticas histórias de altruísmo e entrega ao próximo. Se este é o seu primeiro contacto com a Missão Dulombi, envie-nos um e-mail ou mensagem e receberá informações de como participar nas nossas expedições humanitárias.
Os voluntários podem participar em todos os trabalhos a decorrer, independentemente da sua condição social e profissional.
Trabalhamos nas áreas da educação, saúde, meio ambiente e agricultura, assim como em todas as urgências com as quais formos sendo confrontados. Estamos totalmente integrados no quotidiano da aldeia e procuramos a integração total num estilo de vida tranquilo e simples, procurando a harmonia total com os habitantes de Dulombi. Valorizamos a partilha de tarefas e a constante troca de ideias, tudo com o claro objetivo de melhorar a condição humana da aldeia.
As expedições humanitárias à Guiné-Bissau são organizadas atempadamente para que qualquer pessoa possa participar. É uma aventura que não traz muitos riscos e uma verdadeira Roadtrip africana. Temos projetos de ajuda nos países de passagem e trabalhamos em Portugal para a angariação de bens de primeira necessidade, a entregar diretamente a instituições sociais.
A Missão Dulombi tem um perfil de atuação muito próprio: AÇÃO DIRETA. A todos os objetivos aos quais nos propomos, fazemos um plano de atuação, focamo-nos no objetivo final e caminhamos na direção do problema agindo com as pessoas, sem nunca nos desviarmos de uma ideia criada em 2010: viajar por África, conhecer pessoas e as suas histórias e trabalhar com elas os problemas com que se deparam.
O voluntário que entra na viagem solidária é convidado a participar ativamente na recolha de apoios e bens, organizar esses bens e concluir a entrega, sem intermediários ou agentes duvidosos.
Vamos?
Temos um espaço com 2000 m2 onde estão implantados o Jardim de Infância, a futura Casa das Artes Tradicionais e a Casa do Voluntariado. Homenageando a figura mais carismática da aldeia de Dulombi, é um pequeno edifício que está equipado com 2 quartos, sala de estar, sala de jantar, cozinha e um pequeno armazém. O espaço está equipado com WC e zona de banho, assim como um poço de água.
Em Dulombi, o voluntário terá energia elétrica e água, utensílios de cozinha e fogão. Terá acesso a 3 refeições diárias, transportes assegurados e cuidados médicos. Por estarmos no centro de uma comunidade muito típica e simpática, promovemos o intercâmbio total entre as pessoas, vivenciando uma experiência única e sem limites.
Estamos prontos.
A Educação é a nossa prioridade. O voluntário tem a oportunidade de trabalhar diretamente com as crianças do Jardim de Infância e Escola Primária, ajudando professores e auxiliares a melhorar o precário sistema educativo da Guiné-Bissau.
Na área da Saúde, poderá participar em rastreios sanitários, auxílio à população e trabalhar diretamente no Hospital de Galomaro, com o qual temos um apoio de parceria há mais de 10 anos.
Oferecemos ações de formação e workshops diversos, focados nos temas mais urgentes para o desenvolvimento de atividades económicas, direcionando a atividade para os jovens adultos e adultos.
Participamos na vida da comunidade, partilhando todos os momentos de festa, lazer e celebrações. Organizados, convidamos a população a partilhar de toda e qualquer atividade que diminua as diferenças entre povos, sublinhando a nossa forma simples de atuação. Se como filhos de Dulombi nos tratam, retribuímos com amizade, dedicação e objetividade.
Não fazemos tudo num dia, mas sabemos onde vamos chegar.
A estrela da companhia. Hierarquicamente, filho e neto da chefia da aldeia, é o responsável por todas as atividades realizadas no terreno. Coordena as equipas de voluntários locais e gere todos os fundos e despesas. De uma criança que mal sabia falar português à liderança de um trabalho que soube agarrar com toda a força.
O futuro da Missão é dele.
Homem de negócios em Bissau, é a pessoa certa para ultrapassar todos os obstáculos que se nos atravessam no caminho. Fala várias línguas e dialetos e nunca se dá por vencido. Fez de Dulombi a sua segunda casa, onde foi adotado pela população. Tem a seu cargo todos os transportes, comunicações e contactos essenciais para a realização do nosso trabalho na
Guiné-Bissau.
Chefe da aldeia e o homem mais velho em Dulombi. O super voluntário local. Um sábio, um guru espiritual, contador de histórias. Nada é feito sem a sua intervenção e conhecimento, onde a vontade de melhorar a condição social do seu povo se sobrepõe à sua idade avançada É o avô de todos os voluntários que passam por Dulombi.
Drag and Drop Website Builder