Em 2013 e a pedido da população de Dulombi, desenhámos os primeiros traços do que viria a ser o Jardim de Infância, espaço essencial para as crianças em idade pré-escolar e que poucas aldeias fora das cidades guineenses se podiam orgulhar de ter.
Com a ajuda de Fernando Ramos, demos início à construção deste espaço. Forneceu-nos todas as ferramentas, conhecimento e força de vontade para começar esta empreitada. Na verdade, foi a primeira obra propriamente dita que a Missão Dulombi encabeçou.
Infelizmente, Fernando não viu a conclusão da obra, deixando o legado ao seu filho que, juntamente com dezenas de amigos, se dedicaram à construção bloco a bloco, prego a prego. O Jardim de Infância - Fernando Ramos é a justa homenagem a um homem bom, justo, humilde e um grande contador de histórias. Sem isso, provavelmente, o Gil nunca teria feito aquela primeira viagem exploratória.
Inaugurado em 2019, o Jardim de Infância só agora funciona em pleno, ultrapassadas as questões sanitárias do Covid-19 e da contratação de voluntários locais para assegurar o ensino e a manutenção dos equipamentos.
Com capacidade para cerca de 30 crianças, é um espaço de brincadeiras, de partilha e do primeiro contacto com literatura, desenho, pintura e desportos coletivos. Carinhosamente apelidados de "Patinhos" de Dulombi, estas crianças poderão chegar ao ensino básico com um pouco mais de valências que até 2019 não tinham.
No Code Website Builder